O campeonato amador de Campo Limpo Paulista está gerando muitas polêmicas na questão de arbitragem. É claro que esse tipo de assunto sempre será cogitado em qualquer competição amadora, já é sinal de críticas até no profissional, ainda mais nos nossos campeonatos.
Mas o que está acontecendo em Campo Limpo é uma coisa fora do comum, em qualquer que seja a divisão, o assunto após os jogos, tanto entre os jogadores como fora das quatro linhas, é a atuação do trio de arbitragem.
Já teve juiz dando gol com a bola batendo por cima da rede, teve juiz invertendo penalidade clara em perigo de gol, impedimentos absurdos sendo marcados e neste último final de semana eles se superaram, em uma das partidas da segunda divisão, o cidadão chegou embriagado para realizar seu trabalho e como ninguém o impediu, ele atuou normalmente.
Tivemos também uma agressão contra o árbitro da partida no campo da Vila Cardoso, em um jogo da segunda divisão. Independente da atuação do juiz ou bandeiras, nada justifica uma agressão, tanto que a equipe dos agressores perdeu cinco pontos na tabela de classificação, mas a paciência de uns sempre será diferente de outros. Uma partida de futebol sempre é movida por muita adrenalina e emoção, ter cabeça no lugar depende muito também da atitude do trio de arbitragem, aliás são os responsáveis por impor as regras do futebol em prática, mas pelo menos devem transparecer a todos os envolvidos que são conhecedores das tais regras.
Já fui pessoalmente alertar o departamento de esporte sobre a atuação de alguns árbitros e já avisei que se continuar assim a tendência será de piorar cada vez mais. Avisei também que em algumas divisões poderá até seguir outro caminho, como de não haver ambiente e condições para a categoria chegar ao seu final e sem que ao menos se conheça o campeão ou até mesmo uma união entre as equipes para uma possível paralisação.
Para resumir um pouco o que aconteceu este ano na arbitragem vou contar aqui. Houve uma licitação na prefeitura para as empresas que se interessavam em assumir, e foi feito tudo conforme a lei, a empresa que ofereceu o menor valor em seus serviços até o final do ano foi contratada. Mas a empresa vencedora colocou um preço abaixo dos demais, e agora com o valor que recebe da prefeitura está sendo obrigada a contratar árbitros com os valores recebidos. E com isso a qualidade acabou baixando também.
É claro que temos que respeitar e entender o poder e a legitimidade de uma licitação, mas não somos obrigados a aceitar e nem a ficarmos calados quando tal empresa vencedora, seja qual for, não cumprir com sua obrigações da melhor maneira possível, e por falar em lei, também cabe a prefeitura cobrar da empresa um serviço prestado de qualidade, do contrário poderá reincidir o contrato.
A prefeitura fez a parte dela, abriu licitação e paga a empresa vencedora. Agora cabe o departamento responsável que identifica um serviço prestado de má qualidade, de avisar ou passar um relatório da atuação de tal empresa.
A maioria das agremiações fazem de tudo para colocar sua equipe em campo no final de semana, independente do time, isso gera um gasto e muitas vezes tiram de onde não podem, só para ter o seu lazer e passar algumas horas com os amigos. E quem organiza precisa saber disto e valorizar o esforço de cada um, aliás as equipes teriam que ser tratadas como a cereja do bolo do futebol amador e não como um simples convidado para a festa, ou seja, as vezes se sentem até mesmo como bico em sua própria casa.
Lembrando a todos que, somos passivos de erros, mas quando erramos e porque estamos fazendo uma coisa que entendemos ou tentando aprender algo. Os árbitros erram como um ser humano qualquer, temos que entender isso, mas como o erro está permanente e temos o direito de trocar de empresa, temos que usufruir de nosso direito.
Se as equipes se unirem fica mais fácil de conseguir algum tipo de mudança, mas independente da quantidade de pessoas, cada um tem seu direito e valor perante a legislação.
O blog está a disposição de todas as agremiações para orientar e ajudar as equipes, qualquer coisa galera, conte comigo. Um abraço e boa noite a todos.
Nirielle Fortes
0 comentários:
Postar um comentário