Neste final de semana aconteceu em Campo Limpo Paulista rodadas decisivas na primeira e segunda divisão e o início da temporada na categoria Super Master.
Mas o que mais chamou a atenção em todas as categorias foram as atuações das arbitragens, realmente um das piores dos últimos anos.
Já fiz uma matéria no meio da temporada já alertando a todos sobre o que possivelmente poderia acontecer caso continuasse esse nível. Avisei até mesmo a diretoria de esporte sobre a postura e atitudes dos árbitros deste ano, mas não deram muita atenção, mesmo sabendo das consequências que poderiam vir. Como o regulamento preserva sempre o árbitro, naturalmente que não iriam fazer nada para mudar, agora temos que torcer bastante para que os campeonatos terminem sem que nada de mais grave aconteça.
No sábado o Super Master começou e a maioria das equipes já provaram do que terão que enfrentar até o final da competição.
No domingo houve uma avalanche de reclamações por parte da turma da segunda divisão. Enquanto na primeira a coisa foi pior, um jogador da equipe do Santo Antonio acabou agredindo o árbitro da partida. Naquele momento o jogo estava em 1x1, agora com a perca de cinco pontos por parte do Santo Antonio, a equipe do Vai Quem Qué já se garantiu na semi-final do campeonato, independente do placar do jogo da volta. Caso o Santo Antonio vença, irá começar a temporada 2017 com menos dois pontos na tabela de classificação, se perder começará com menos cinco e se empatar com menos quatro pontos. Situação delicada para uma agremiação que vinha só crescendo nos últimos anos.
É claro que, nada justifica uma agressão, jamais. Mas o nível da arbitragem é um perigo, pois jogadores, comissões técnicas e torcedores precisam passarem por terapia antes de participarem ou assistirem um jogo de futebol em Campo Limpo Paulista.
Na matéria anterior já expliquei o motivo destes péssimos profissionais que estão desfilando sua falta de preparo aqui em Campo Limpo. A empresa de arbitragem que venceu a licitação este ano, ofereceu um preço muito abaixo do mercado para a prefeitura, e com isso venceu a concorrência. Desta forma a tal empresa manda a campo pessoas que não sabem nada de regras e muito menos de futebol, o que para o esporte amador é um perigo, pois se trata de pessoas que amam o esporte e em algumas vezes não se controlam quando presenciam desqualificados prejudicando e atrapalhando sua paixão.
Para a diretoria de esporte fica muito fácil punir agressões (verbais ou físicas) do que levar essa questão adiante e forçar uma nova licitação ou quem sabe até paralisar os campeonatos até a solução deste problema, mas.............................................................
Sempre teremos problemas e discussões sobre arbitragem no futebol em geral, em todo lugar e região, sempre será assim, faz parte. Mas o que acontecendo em Campo Limpo é uma coisa inédita, mandaram para cuidar de nosso lazer de final de semana um monte de despreparados, que erram não porque um lance foi muito rápido ou até mesmo ficaram na dúvida de uma ou outra marcação, erram porque não sabem nada, em algumas vezes não sabem nem respeitar os protagonistas do jogo. Uma vergonha.
Agora não esperem mudanças este ano, nada irá acontecer. Por isso temos que antes das partidas avisar cada jogador, cada membro da diretoria e cada torcedor para se concentrar bastante e saber o que irá enfrentar quando a bola rolar. Triste, mas teremos que passar por isso para daí sim, começar a imaginar que os campeonatos irão acabarem bem.
Um abraço e boa semana a todos.
Nirielle Fortes
0 comentários:
Postar um comentário